Você já parou para pensar que o verdadeiro aprendizado acontece com o corpo, o sentimento e a ação — e não apenas com o intelecto?
Na Millennium – Centro de Línguas das Faculdades Trilógicas, sabemos que aprender um novo idioma é muito mais do que decorar regras gramaticais. É um processo vivo, que envolve expressão, sentimento e participação ativa.
É exatamente por isso que utilizamos, em nossas aulas, as artes como ferramentas essenciais de ensino.
Teatro: Aprender Fazendo, Sentindo e Agindo
Como explicam o Prof. Richard Jones e a Profa. Kátia Moreira em uma de nossas atividades:
“O Teatro é expressivo, a gente vê ali a cena, então se identifica mais rápido. É uma coisa de ação, não só intelectual. Precisamos sim usar o intelecto para entender as personagens e as histórias, mas durante o processo estamos agindo, aprendendo o idioma fazendo, atuando. E você capta muito a energia assim. Além de ser muito gostoso e divertido!”
A experiência mostra que quando o aprendizado ocorre apenas de forma racional e fragmentada, o processo se torna pesado, frustrante e ineficiente.
Mas quando o aluno participa ativamente, utilizando sua criatividade, emoção e expressão — como no teatro — o idioma deixa de ser uma obrigação e se torna uma vivência real, prazerosa e transformadora.
Veja o vídeo aqui: Como a arte cênica pode ajudar no aprendizado | Prof. Richard Jones e Profa. Kátia Moreira
A Estética como Porta de Entrada para o Conhecimento
Essa forma de ensino está fundamentada na ciência trilógica do Dr. Norberto R. Keppe, que mostra como o senso estético e as artes são fundamentais para o verdadeiro desenvolvimento humano.
Em sua obra Sociopatologia, Keppe afirma:
“Como a arte só poderá ser realizada com o verdadeiro sentimento (que é o amor), o artista se caracteriza pelo afeto. […] Para que haja um diálogo entre a ideia e o sentimento (de amor), que é a base da civilização e do indivíduo.” (Sociopatologia, pág. 93)
Ou seja, sem arte, sem estética, o indivíduo não se desenvolve plenamente — nem mesmo em aspectos como o equilíbrio, o bem-estar ou o conhecimento profundo da realidade.
Afinal, como destaca Keppe:
“Tenho a impressão de que Deus estabelece contato direto com a humanidade através da estética: a música, que seria o som do Criador, a escultura e a pintura que são a manifestação de suas formas e cores, a arquitetura, imitando a criação divina – de qualquer maneira é o elo que lembra ao homem a sua origem sobrenatural.” (Sociopatologia, pág. 94)
Assim, aprender idiomas através das artes não é apenas mais eficaz — é também uma forma de resgatar o contato com a verdade, a beleza e o próprio ser.
Julho: O Mês das Artes na Millennium e Faculdades Trilógicas
Quer vivenciar isso na prática?
Durante todo o mês de julho de 2025, a Academia de Artes Keppe & Pacheco promove o Festival das Artes, com o tema: Felicidade sem Medo.
🎭 Exposições, música, pintura, teatro, rodas de conversa e muito mais, mostrando como a arte pode ser caminho de autoconhecimento, bem-estar e expressão verdadeira.
📍 De 1º a 26 de julho, nas Unidades Rebouças e Vila Sônia (SP)
🌟 Evento aberto à comunidade acadêmica
👉 Inscrições e programação completa: https://artes.keppepacheco.edu.br/millen
Vamos celebrar juntos a arte como expressão de felicidade!