Blog

O Uso da Estética em um Processo de Aprendizagem

O Uso da Estética em um Processo de Aprendizagem

Por Fabrizio Biliotti

Psicanalista, músico, professor de italiano, alemão e inglês


Este é um assunto fascinante aqui em nossa escola: como lidar com os bloqueios? Vamos tratar desse aspecto energético agora. Como fazer para gostar do que aprendemos?

Dr. Keppe dá uma dica falando da transcendência e dos universais que todos nós temos: um contato pelo nosso interior; esses elementos já estão presentes em nós.

✨ O primeiro elemento fundamental é a estética, o belo que está em todo o universo. É interessante ver que, ao recuperar nosso sentido de estética, se aprende melhor. Não é apenas com os quadros no museu, os filmes no cinema ou músicas, mas toda a estética existente.

🎭 Eu venho da Itália, um país que é cheio de obras de artes, mas a estética é algo que já vem de dentro da essência humana. Ela mostra um equilíbrio que existe dentro e se expressa fora, na obra de arte, assim como nas ações e no trabalho: a maneira com a qual eu trabalho com meus colegas, como eu me relaciono etc.

💖 Então, isso está ligado à questão do sentimento e do amor, que é fundamental. Esse equilíbrio faz com que o contato que eu tenho com o mundo externo, quando eu tenho algumas impressões, umas percepções, ou sentimentos, como quando eu conheço uma pessoa, pela primeira vez, tenho uma intuição a respeito daquela pessoa que me leva ao que é a verdade, que é a razão. Isso faz com que o ser humano chegue ao verdadeiro conhecimento.

📚 Infelizmente, isso foi tirado das escolas, pois as crianças deveriam ter mais contato com o belo e as artes. Porém, as matérias ligadas às artes sempre foram consideradas secundárias. Norberto Keppe sempre fala que as artes são o elo fundamental entre o mundo físico e o mundo transcendental.

🌍 Esse contato com a arte permite um entendimento de todos os outros setores da nossa vida: da política, da economia, do direito, da medicina, da matemática, pedagogia etc., porque são elementos universais.

🔄 É por isso que a nossa Faculdade e nossas escolas são transdisciplinares. Através dos elementos universais, o que é bom se aplica a todas as áreas de forma diferenciada.

🚀 Assim, o aluno aprende mais rápido: o que normalmente leva quatro anos, ele aprende em um ano. Então, os alunos vão se aprofundar nestes assuntos para lidarem melhor com os bloqueios e superar as resistências.

Você também pode gostar de:

Teatro, Consciência e Idiomas: Como a Arte nos Conecta com a Realidade e Desbloqueia o Aprendizado

Aprender um novo idioma vai muito além de decorar regras gramaticais ou repetir frases prontas. O verdadeiro domínio de uma língua acontece quando rompemos os bloqueios internos que travam nossa

Aprender Idiomas Através das Artes: Quando o Conhecimento Vai Além do Intelecto

Você já parou para pensar que o verdadeiro aprendizado acontece com o corpo, o sentimento e a ação — e não apenas com o intelecto? Na Millennium – Centro de

O Idioma Espanhol e o Método Terapêutico Trilógico

Uma nova forma de aprender — e de se transformar Você já parou para pensar que aprender um novo idioma pode ser, na verdade, um processo de transformação interior? Na

Compartilhe esta página
WhatsApp
Facebook
LinkedIn